quarta-feira, 25 de maio de 2011

Teoria sobre o espaço-tempo confirmada!

Olá, povos deste e de outros paralelos, a matéria a seguir comenta o feito de uma sonda de gravidade B (GP-B) ao confirmar previsões cruciais feitas pelo físico alemão Albert Einstein em 1915.



Nasa/Divulgação
Nasa/Divulgação
Sonda da Nasa orbita a Terra

As observações da sonda de gravidade B (GP-B) comprovaram que a massa da Terra está muito sutilmente causando uma curvatura no tempo e no espaço ao seu redor, e até arrastando-os consigo.

Os cientistas conseguiram observar esses efeitos através do estudo do comportamento de quatro esferas super-precisas levadas dentro do satélite.

Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters.


Leia mais a respeito na matéria completa publicada no Estadão.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma veste provavelmente azul








por Caio Fernando Abreu



Eu estava ali sem nenhum plano imediato quando vi os dois homenzinhos verdes correndo sobre o tapete. Um deles retirou do bolso um minúsculo lenço e passou-o na testa. Pensei então que o lenço era feito de finíssimos fios e que eles deviam ser hábeis tecelões. Ao mesmo tempo, lembrei também que necessitava de uma longa veste: uma muito longa veste provavelmente azul. Não foi difícil subjugá-los e obrigá-los a tecerem para mim. Trouxeram suas famílias e levaram milênios nesse trabalho. Catástrofes incríveis: emaranhavam-se nos fios, sufocavam no meio do pano, as agulhas os apunhalavam. Inúmeras gerações se sucederam. Nascendo, tecendo e morrendo. Enquanto isso, minha mão direita pousava ameaçadora sobre suas cabeças.

Fonte: ABREU, Caio Fernando. O Ovo Apunhalado. Porto Alegre: L&PM, 2001. p. 61. (L&PM Pocket; 260)









terça-feira, 10 de maio de 2011

Trecho da novela Paralelo Um

Logo abaixo, inseri o trecho da novela Paralelo Um em que eu apresento a história do monstro que surgiu no armazém da família de Karl. Sabia que há um mito sobre ele em um país lá da Oceania? 





Leia o trecho e conheça mais sobre um dos monstros que irão apavorar Karl nessa aventura.




Antes de aparecer no armazém dos avós de Karl, A Bao A Qu vivia na Torre da Vitória, em Chitor. Para quem não sabe, isso fica na Malásia. Era uma torre espiralada cheia de degraus, quase infinitos. O topo dela possuía a vista mais esplêndida do mundo, dela era possível ver o mundo todo, todos os países e pessoas. Mas A Bao A Qu, como possui os pés no lugar dos braços, precisava esperar os seres humanos com coragem para enfrentar a escalada, para agarrá-los com os dentes pela panturrilha.

A cada degrau vencido, A Bao A Qu mudava de forma e de cor. Transformava-se em homem de verdade, perdendo a forma grotesca. É possível até dizer que ficava belo. Quando, enfim, alcançava o topo da Torre da Vitória, tornava-se um ser perfeito, mais perfeito que um deus grego. Se bem que eu nunca vi um deus grego.

O que tenho certeza é que A Bao A Qu se cansou desse vai-e-vem da Torre, pois ser humano nenhum fica lá pra sempre, todos voltam e, infelizmente, o monstrengo fedido tem que voltar junto, transformando-se novamente nesse monstro terrível aí. Por isso, ele apareceu no armazém, pra infelicidade de Karl.

Mas mal sabe A Bao A Qu em que arapuca ele se meteu.


© Homero Gomes