quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem o maior reservatório de água do universo



Para continuar nessa onda astronômica, mais um post sobre o universo. Agora, um artigo da revista Superrinteresante. Isso tudo é pra ir acostumando meus futuros leitores com o ambiente que estou criando para a novela/romance Paralelo Um. Boa leitura!





O maior e mais distante reservatório de água do universo tem o equivalente a 140 trilhões de vezes a quantidade de água de todos os oceanos que existem na Terra, informou a NASA.

Esse reservatório foi encontrado na região gasosa que cerca o quasar, APM 08279 5255, localizado na constelação Lynx, a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. Isso significa que essa massa de água existia quando o Universo tinha apenas 1,6 bilhão de anos – hoje, ele tem cerca de 13 bilhões. Segundo Matt Bradford, que liderou uma das equipes que fez a descoberta no laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia, “o ambiente em torno desse quasar demonstra que a água está presente em todo o universo, mesmo em seus tempos mais antigos”. Os astrônomos já haviam detectado vapor de água na Via Láctea, mas numa quantidade 4.000 vezes menor. Mas o que diabos é um quasar? É um objeto astronômico maior do que uma estrela e menor do que uma galáxia. Um quasar é alimentado por um enorme buraco negro que consome constantemente gás e poeira ao seu redor. Antes de ser engolida, essa matéria é atraída em direção ao buraco negro, formando um anel que libera muita energia. O quasar estudado aqui abriga um buraco negro com uma massa 20.000 milhões de vezes maior que o sol e produz energia equivalente a mil trilhões de sóis.

O vapor d’água foi descoberto graças a instrumentos capazes de observar comprimentos de ondas milimétricas e submilimétricas. Esses instrumentos detectaram características da água chamadas assinaturas espectrais e, assim, recolheram as informações necessárias para determinar o tamanho do reservatório.


FONTE : http://super.abril.com.br/blogs/superblog/astronomos-descobrem-o-maior-reservatorio-de-agua-do-universo/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O primeiro homem em órbita

Seu nome
Yuri Alekseyevich Gagarin.

Seu meio de transporte ao redor do planeta Terra
Vostok 1 (3KA-3)

Quando aconteceu?
Em 12 de abril de 1961






A trajetória da espaçonave Vostok





Fontes: First Orbit / Wikimedia Commons

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Indicação de leitura: trilogia de Eddie Dickens


Tempos Terríveis, de Philip Ardagh, publicado pela editora Record no início da última década, é o último volume da chamada trilogia de Eddie Dickens e acabou não se tornando uma história queridinha por nós, jovens brasileiros, mas não ter sido um bestseller não depõe contra a trilogia gótico-nonsense escrita por esse escritor de mais de dois metros de altura (!). Eu, contrariamente, gosto desses livros ignorados pelo grande público, pela mídia, mas também não sei até que ponto essa história foi ignorada; eu descobri esses livros fuçando uma biblioteca, coisa que eu aconselho a todos os que estão lendo este pequeno texto.

Além dessa prática saudável, que aumenta nosso repertório de leitura e melhora nossa resistência física - considerando a quantidade de passos que podem ser dados dentro de uma grande biblioteca -, indico a leitura dessa trilogia sem nenhum medo de errar. Pois é uma leitura divertida e, também, uma experiência de como um autor pode escrever uma história quase sem pé nem cabeça, possuindo alguns parafusos a menos... Ardagh possui pelo menos uns três parafusos faltando naquela caixola cabeluda!

Ah, começe com o livro Fim Medonho, passe por Atos Assombrosos e depois me diga se você teve Tempos Terríveis de leitura ou não. Aposto que não.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Histórias sem noção



Fiz uma seleção de algumas bizarrices do mundo. Inacreditável.


Mario e videogame

Em novembro do ano passado, um japonês conhecido como Sal9000 casou-se oficialmente com a bela Anegasaki. Tudo bem até ai, se a moça não fosse apenas um personagem de videogame. O casório rolou em Guam, uma ilha na Micronésia, um dos únicos lugares onde é permitido casar-se com objetos e seres imaginários.

Porrada iluminada

Sumô é coisa do passado. A moda agora no japão é luta com lâmpadas de neon! Dois lutadores gordões ficam no ringue se atacando com lâmpadas daquelas bem compridas. A briga é cortante e sangrenta com vidro e pó branco voando por todos os lados. Ganha, claro, quem conseguir ficar de pé até o final…

Gol de Peito

Todo mundo já viu um jogador de futebol comemorar um gol levantando a camisa. Mas em um jogo de futebol feminino? Pois a jogadora Rócio Torres, no time espanhol Bueu resolveu fazer isso, mostrando as peitcholas para a torcida. Mas as adversárias partiram para a pancadaria. Ô falta de esportiva…



Fonte: Mundo Estranho Ed.100 Junho 2010

Clique para baixar revista