quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem o maior reservatório de água do universo



Para continuar nessa onda astronômica, mais um post sobre o universo. Agora, um artigo da revista Superrinteresante. Isso tudo é pra ir acostumando meus futuros leitores com o ambiente que estou criando para a novela/romance Paralelo Um. Boa leitura!





O maior e mais distante reservatório de água do universo tem o equivalente a 140 trilhões de vezes a quantidade de água de todos os oceanos que existem na Terra, informou a NASA.

Esse reservatório foi encontrado na região gasosa que cerca o quasar, APM 08279 5255, localizado na constelação Lynx, a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. Isso significa que essa massa de água existia quando o Universo tinha apenas 1,6 bilhão de anos – hoje, ele tem cerca de 13 bilhões. Segundo Matt Bradford, que liderou uma das equipes que fez a descoberta no laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia, “o ambiente em torno desse quasar demonstra que a água está presente em todo o universo, mesmo em seus tempos mais antigos”. Os astrônomos já haviam detectado vapor de água na Via Láctea, mas numa quantidade 4.000 vezes menor. Mas o que diabos é um quasar? É um objeto astronômico maior do que uma estrela e menor do que uma galáxia. Um quasar é alimentado por um enorme buraco negro que consome constantemente gás e poeira ao seu redor. Antes de ser engolida, essa matéria é atraída em direção ao buraco negro, formando um anel que libera muita energia. O quasar estudado aqui abriga um buraco negro com uma massa 20.000 milhões de vezes maior que o sol e produz energia equivalente a mil trilhões de sóis.

O vapor d’água foi descoberto graças a instrumentos capazes de observar comprimentos de ondas milimétricas e submilimétricas. Esses instrumentos detectaram características da água chamadas assinaturas espectrais e, assim, recolheram as informações necessárias para determinar o tamanho do reservatório.


FONTE : http://super.abril.com.br/blogs/superblog/astronomos-descobrem-o-maior-reservatorio-de-agua-do-universo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário